sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Setores de serviços

O que são serviços?



O serviço é um ato ou performance oferecido por uma parte (empresa) a outra (cliente). Apesar de um serviço poder estar relacionado com um produto (ex. manutenção de uma máquina), é essencialmente intangível – algo que é experimentado, mas não pode ser tocado ou preservado. Normalmente não resulta na propriedade de nenhum dos fatores de produção.
O setor de serviços é bastante diversificado seja no aspecto qualitativo da prestação do serviço bem como no que diz respeito à estrutura de cada segmento.


Assim, são características dos serviços:


■São produzidos e consumidos simultaneamente
■Envolvimento dos consumidores
■Variabilidade na produção

■Impossibilidade de estocagem

Há autores que vêem determinados segmentos dos serviços como complementares à atividade industrial. Na verdade os serviços fazem parte do produto final e representam uma extensão destes.


Por que são importantes?

Agregam valor aos produtos comercializados, constituindo diferencial de competitividade entre empresas. Representam diferencial de competitividade entre nações, ao reduzirem custos de transação de bens.
O setor de serviços compreende a parte da economia representada por serviços de todos os tipos, incluindo os oferecidos por organizações públicas e sem fins lucrativos. Constituem o grosso da economia de hoje – mesmo nos países em desenvolvimento. À medida que uma economia nacional se desenvolve, a participação entre a agricultura, a indústria e os serviços muda drasticamente – em favor de uma maior participação destes últimos.
O setor de serviços tem uma parte pouco visível mas que apresenta-se de forma bastante enfática na vida das pessoas, tendo de fato impacto direto no bem-estar social. Serviços bancários, comércio, entrega de mercadorias, serviços de alojamento e alimentação, serviços públicos são essenciais. A sua simples enumeração torna evidente a relevância

Um comentário:

 
Copyright © 2010 Mais Sociologia. All rights reserved.